Saúde

Hospital Monporto inaugura nesta sexta-feira em Rio Grande

Atendimentos no local iniciam no dia 1º de março; serão 228 médicos à disposição dos pacientes e 31 especialidades

Foto: Volmer Perez - DP - Representantes do Hospital apresentaram o projeto ao Diário Popular

A partir de março, a população de Rio Grande e região poderá contar com um novo hospital. O Monporto terá 120 leitos hospitalares no início, além de oferecer 31 especialidades e 228 médicos. O investimento, feito pela Rede de Saúde Açores, que reuniu 26 sócios da região, foi de R$ 150 milhões. A solenidade de inauguração da nova instituição de saúde ocorre nesta sexta-feira (16), mas o início dos atendimentos será no dia 1º de março.

O hospital é uma instituição privada, mas foi criado pensando em melhorias na saúde pública da região, trabalhando em conjunto com os dois hospitais de Rio Grande, a Santa Casa, que é filantrópico, e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O local foi pensado para ocupar um espaço em todas as especialidades. "Nós temos 31 especialidades. Conseguimos fazer todas as cirurgias, até a cirurgia cardíaca", afirma o presidente do Hospital Monporto, Rafael Avancini. Uma das novidades do Monporto também é promover uma atenção maior em saúde mental, avaliando todos os pacientes que entram no hospital através de uma triagem.

Estrutura

Em um terreno de dois hectares e 21 mil metros quadrados, o hospital é distribuído em três andares e conta com 80 leitos de internação, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 13 leitos de hospital dia e as observações da emergência. São cerca de 120 leitos e todas as instalações foram pensadas para o bem-estar dos pacientes. "A nossa UTI é 100% humanizada, todos os quartos são voltados para uma janela e a janela é voltada para um jardim. A gente teve esse cuidado", salienta Avancini.

Hospital oferece 120 leitos e 31 especialidades em investimento multimilionário Foto: Divulgação - DP

Abrangência

A ideia do hospital é atingir 29 Municípios, chegando inclusive até Bagé. "Vai mexer com a economia local da cidade e até de Pelotas. Vamos ter 450 empregos diretos e 400 indiretos", diz o Diretor Financeiro da instituição, Marcelo Molinari.

Além disso, pacientes que hoje saem de Pelotas e Rio Grande em direção à capital gaúcha em busca de procedimentos hospitalares poderão realizar os mesmos com alta qualidade no Hospital Monporto. "São quase 100 pacientes por dia saindo de Rio Grande e Pelotas para fazer exames e/ou internações em Porto Alegre. Nós temos que reter essas pessoas aqui", explica Molinari.

Serviços médicos oferecidos

Anestesiologia
Angiologia e Cirurgia Vascular
Bucomaxilofacial
Cabeça e pescoço
Cirurgia geral
Cirurgia pediátrica
Cirurgia plástica
Cirurgia torácica
Clínico geral
Coloproctologia
Dermatologia
Endocrinologia
Fisioterapia
Gastroenterologia
Geriatria
Ginecologia
Hematologia
Infectologia
Mastologia
Medicina Intensiva
Neurocirurgia
Neurologia
Obstetrícia
Oftalmologia
Oncologia
Ortopedia e Traumatologia
Otorrinolaringologista
Pediatria
Psiquiatria
Radiologia
Reumatologia
Urologia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura de Arroio do Padre decreta luto oficial após morte de filho do prefeito Anterior

Prefeitura de Arroio do Padre decreta luto oficial após morte de filho do prefeito

Avança obra de reforma no telhado do Mercado Público Municipal de Rio Grande Próximo

Avança obra de reforma no telhado do Mercado Público Municipal de Rio Grande

Deixe seu comentário